domingo, 13 de outubro de 2013

Introdução ao EAD

Saudações!
Estou iniciando no estudo de Educação a Distância, confesso que até pouco tempo não me interessava pelo tema e até tinha um certo preconceito a respeito. Agora lendo sobre o assunto estou mudando de opinião, na verdade é uma tendência que só tende a aumentar e se enquadra perfeitamente no mundo moderno em que vivemos.
Logo nas primeiras leituras tive que concordar que a educação a distância existe desde o tempo de Platão ou de São Paulo nas suas famosas "Cartas ".
Em fim, vamos então com mais este novo desafio!

13 comentários:

  1. Maria Aparecida Pereira da Silva de Oliveira25 de outubro de 2013 às 05:50

    No meu blog cidinhalibras.comunidades.net, eu postei um texto do José Manuel Moran – O que é educação a distância. Especialista em projetos inovadores na educação presencial e a distância.

    O texto nos ajuda a entender melhor o assunto, ou seja, que a educação a distância, é mais uma forma ou mais um meio que temos para aprender com algumas vantagens, a príncipal é o horário, podemos entrar no portal a qualquer momento, para tirar nossas dúvidas com um tutotor ou professor, interagir com os colegas e buscar mais informações, procurar sempre pesquisar e explorar novas tecnologias.
    É um método diferente e prático, onde alunos e professores se comunicam através das tecnologias, um exemplo é a internet.
    Importante destacar é que o aluno e o professor estão em espaço fisicos diferentes, mas que estão ligados um ao outro, por e-mail, forum, videos e etc,…
    A educação vem atravassando por períodos marcantes de transformações. Hoje o mundo é das gerações tecnologias e precisamos tentar acompanhar para garantir um futuro melhor, procurar constantimente evoluir profissionalmente. Temos é que nos adaptar e nos aprópriar desses novos recursos para disseminar conhecimento.
    Um dos principais objetivos da educação a distância é de quebrar a barreira atitudinal e aprender a dominar as ferramentas, máquinas (computadores, net book, celulares, tablets, em fim,… ) para tornar mais fácil o acesso nos cursos EAD.

    Maria Aparecida Pereira da Silva de Oliveira - Aluna do Curso Medotologias e Gestão para Educação a Distância - EAD.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela sua participação!

    Concordo com você, a educação esta mudando bastante e a opção EAD vem atendendo pessoas que precisam de flexibilidade com opção de acesso em qualquer lugar.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns professor Marco. Realmente a Educação a Distância nos ajudará a preparar os novos alunos a se adaptarem ao excesso de informações provenientes das novas tecnologias, interpretando-as e tirando suas próprias conclusões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OK Matheus.

      Os alunos EAD tem um potencial enorme que precisa ser aplicado para seu desenvolvimento ao longo dos cursos.

      Abraço,

      Marco C. Melo

      Excluir
  4. Ola Marco

    Muito já foi feito, preconceito ainda existe, principalmente por parte de um grupo de educadores mais reticentes.
    Recentemente participei de um congresso de Administração e o assunto EaD e tecnologias foi bastante debatido como inevitável. Muitos esforços estão sendo feitos no sentido de garantir a qualidade dos cursos, e muita da tecnologia para EaD acabará sendo incorporada a educação presencial, sem dúvida este é o futuro.
    Parabéns pela iniciativa de iniciar um debate sobre o tema

    Abraços

    Marco Paletta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom Marco!

      É uma realidade o preconceito a respeito da metodologia EAD mas aos poucos e seu crescimento vai mostrando com bons exemplos uma nova situação.

      Obrigado pela opinião.

      Marco C. Melo

      Excluir
  5. O preconceito surge a partir daquilo em que o ser humano desconhece, mas no momento que ele se abre para adquirir informação e conhecimento ,a sua forma de olhar o mundo e sua visão de preconceito se apaga ,e surge um novo campo a ser descoberto e refletido dentro dos nossos conceitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente,

      A medida que as pessoas vão se informando e a EAD vai crescendo a tendência do preconceito é desaparecer.

      Obrigado,

      Marco

      Excluir
  6. Bom dia Marco,
    Tenha nova postagem no Blog e ficarei muito feliz se me fizer uma visita e der seu parecer.
    Sempre que possível estou presente aqui, é importante para trocarmos experiências e conhecer mais deste assunto fascinante!
    Grata desde já
    Mariza Cândido S

    ResponderExcluir
  7. OK, pode deixar que eu faço a visita.

    Obrigado por lembrar,

    Marco

    ResponderExcluir
  8. Boa Noite Marco.
    Primeiramente parabéns pelo blog.
    Eu vejo que ainda tem muito preconceito no mercado de trabalho em relação aos cursos de EAD, mas esses cursos serão uma porta para o futuro onde tudo será mais dinâmico. Os cursos de EAD exigem muito mais responsabilidade do que um curso presencial, porque diferentemente dos cursos presenciais onde o individuo precisa estar presente na instituição de ensino, os cursos à distância exigem uma excelente organização no tempo de um aluno, pois toda dedicação responsabilidade de receber o conhecimento é por parte do aluno, como também estes discentes devem possuir um conhecimento maior com as tecnologias que possui conexão com internet. No futuro os cursos de EAD que hoje são para o ensino técnico e superior poderão se migrar para os ensinos médios e fundamentais, pois a juventude moderna apresenta uma enorme facilidade em utilizar tecnologias, assim uma criança ou um adolescente poderia ter aulas online, como também todo material didático disponível via internet sem precisar se locomover para uma escola, assim tanto para a família como para o governo poderiam ter uma alta redução de seus custos para investirem em outros setores. Tal pratica poderia estimular um senso de responsabilidade nas crianças, onde elas possam ser mais autônomas ao fazerem suas tarefas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela participação Jonas,

      Realmente a juventude de hoje tem facilidade para usar tecnologias e este é um dos fatores que devem impulsionar a EAD, com o tempo o preconceito vai diminuindo dando lugar a valorização da metodologia.

      Abraço,

      Marco

      Excluir