quinta-feira, 24 de outubro de 2013

O crescimento da Educação a Distância


No mundo moderno em que vivemos é cada vez maior a falta de tempo principalmente para se transportar entre as diferentes tarefas do dia a dia. É neste contexto que a EAD vem crescendo dando a oportunidade de se fazer cursos em qualquer lugar através das Tecnologias de Comunicação.
O crescimento da EAD é muito grande nos últimos anos e a tendência é só aumentar, surgem novos desafios para tutores, professores e alunos mas com empenho de todos o sucesso é perfeitamente possível!


16 comentários:

  1. Caro professor, espero que consigamos fazer os alunos se prepararem, através da EaD, para serem formadores de opiniões e não apenas reprodutores de informações como parece estar acontecendo nos dias de hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Matheus, temos que visar formadores de opiniões.
      Estamos no caminho certo estudando o assunto EAD para seguirmos uma metodologia correta e estimulante.

      Excluir
  2. Ola Marcos

    Hoje o acesso a informação e a disponibilidade de tecnologias tem levado cada vez mais os alunos a buscar o que precisam no ambiente virtual. Na verdade o que precisamos é estimular os debates para que eles não tenham apenas o conhecimento superficial do tema, ou a simples "leitura de manchetes" como vemos muitas vezes... cabe a quem conduz o processo - escola, professores e tutores estimular o debate e a pesquisa dos temas apresentados, dando a eles a profundidade que se faz necessário

    Até

    Marco Paletta

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela participação Marco!

    Também concordo com a necessidade de estimular debates para aperfeiçoar os conhecimentos, o ambiente virtual proporciona recursos para isto e os condutores devem incentivar esta prática.

    Abraço,

    Marco C. Melo

    ResponderExcluir
  4. Os cursos EAD vem evoluindo ao longo do tempo junto com a tecnologia ,buscando oferecer novos métodos e conceitos de educação,visando a qualidade de conhecimento e vida do ser humano,não focando só numa metodologia fechada e muita vezes preconceituosa ,mas ampla no que diz na visão econômica e social.O EAD se torna diferente do Presencial,pois coloca desafios que faz com que o aluno busque solucionar suas duvidas e problemas ,através de obter conhecimento e fazer reflexão sobre os objetivos questionados. Por não ter tudo disponível e pronto, faz com que corra atrás e supere obstáculos, assim o colocando mas próximos da realidade diária do mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom comentário Carol,

      O ambiente EAD traz novos desafios para os alunos e com as Tecnologias da Informação eles tem os recursos para a superação.
      Com a auto aprendizagem bem estimulada temos tudo para se obter resultados muito bons.

      Obrigado pela participação,

      Marco

      Excluir
  5. Boa noite Marco!

    Hoje em dia vemos que as pessoa tem olhada diferente para a questão da educação, o que antes parecia um sonho hoje já se tornou realidade. Jovens é pessoas com mais idade tem a mesma oportunidade de cursar em um curso superior e agora com esse crescimento da metodologia EaD isso está ficando cada vez mais notório. Já que temos a tecnologia a nosso favor porque não usa-la da melhor maneira possível na educação. Podemos ver hoje as pessoas procurando universidades, centro de treinamento ou outras instituições onde encontre cursos EaD, essas pessoa já estão certa do que estão buscando e querem fazer a diferença, quebrar esse paradigma que tanto norteia a sociedade.
    Todos tem direito a edução e EaD veio para somar é uma forma de atingir nosso objetivo no pais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela participação,

      Realmente a expressão "quebrar paradigmas" se encaixa perfeitamente no desafio para a EAD. A evolução esta mostrando que ela está no caminho certo.

      Abraço,

      Marco

      Excluir
  6. Boa noite Marco,
    Com certeza a educação a distância nos proporciona uma certa liberdade para aprender, que não admiti mais a desculpa: não estudo porque não tenho tempo; não aprendo porque não tenho condições.
    O mundo não deve mais resistir e sim, se preparar cada vez mais para receber a EAD e fazer parte desse universo de conhecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OK Mariza,

      As resistências tendem a diminuir com o crescimento da EAD, a medida que os avanços se concretizam fica mais fácil a conscientização de todos.

      Obrigado,

      Marco

      Excluir
  7. Olá, Marco! Bom dia!
    Vejo como grande desafio a preparação do aluno nos níveis fundamental e médio para atingirem maturidade e autonomia para poderem efetivamente se organizarem e obterem o rela proveito que a Educação a Distância disponibiliza.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim,

      Realmente é um desafio, embora em outros países a EAD já esteja presente nestes níveis Fundamental e Médio aqui no Brasil a resistência ainda é grande.
      Com o tempo e sucesso da metodologia no ensino superior e pós graduação ficará mais fácil esta extensão.

      Grato,

      Marco

      Excluir
  8. Ola Marco

    Acredito que um dos maiores desafios está na redução do abandono por parte dos alunos, que acredito ocorre mais em função que o brasileiro tem com leitura (falta de hábito) que por outros motivos... pois como exposto a flexibilidade e oportunidade é muito maior que no caso da educação presencial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OK,

      A evasão será menor se os alunos procurarem fazer os cursos que gostem do conteúdo, como serão necessárias muitas pesquisas será muito importante a motivação para se atingir o êxito.
      Se as escolhas não forem bem feitas o desempenho fica comprometido e a chance do abandono aumenta bastante.

      Obrigado pela participação.

      Marco

      Excluir
  9. Boa Noite Marco.
    Primeiramente parabéns pelo blog.
    Eu vejo que ainda tem muito preconceito no mercado de trabalho em relação aos cursos de EAD, mas esses cursos serão uma porta para o futuro onde tudo será mais dinâmico. Os cursos de EAD exigem muito mais responsabilidade do que um curso presencial, porque diferentemente dos cursos presenciais onde o individuo precisa estar presente na instituição de ensino, os cursos à distância exigem uma excelente organização no tempo de um aluno, pois toda dedicação responsabilidade de receber o conhecimento é por parte do aluno, como também estes discentes devem possuir um conhecimento maior com as tecnologias que possui conexão com internet. No futuro os cursos de EAD que hoje são para o ensino técnico e superior poderão se migrar para os ensinos médios e fundamentais, pois a juventude moderna apresenta uma enorme facilidade em utilizar tecnologias, assim uma criança ou um adolescente poderia ter aulas online, como também todo material didático disponível via internet sem precisar se locomover para uma escola, assim tanto para a família como para o governo poderiam ter uma alta redução de seus custos para investirem em outros setores. Tal pratica poderia estimular um senso de responsabilidade nas crianças, onde elas possam ser mais autônomas ao fazerem suas tarefas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok Jonas,

      Concordo que o crescimento da EAD deve migrar para mais cursos, a metodologia funciona e tem tudo para se adaptar cada vez mais a vida moderna reduzindo custos e proporcionando mais facilidades de acesso.

      Grato,

      Marco

      Excluir