sexta-feira, 1 de novembro de 2013

A Flexibilidade na EAD

No mundo moderno em que vivemos a flexibilidade é uma característica muito valorizada e passa a ser um diferencial importante, a EAD tem esta vantagem oferecendo a possibilidade de acesso de qualquer lugar e horário, não há problemas comuns no ensino presencial como a dificuldade de transito e locomoção. Passa a ser melhor a programação e ganhamos um tempo precioso que pode ser dedicado ao próprio ensino.

10 comentários:

  1. Na questão da flexibilidade do EAD é muito importante ,enfatizar que no mundo em que o tempo é um bem precioso ,tudo que disponibiliza mais tempo ,gera um lucro financeiro,como um bem estar físico e mental ao ser humano. Mas o EAD sofre num ponto importante que é a questão da tecnologia do nosso país que caminha a passos módico perante outros países,isto prejudica em muito o desenvolvimento humano, pois nem todos tem a questão do acesso e da qualidade do serviço ,para poder ter um melhor desenvolvimento e aproveitamento do ensino. A educação está evoluindo junto com a ansiedade da população em buscar ao conhecimento,caminhando a passos brando ,mas a tecnologia não está acompanhando ,pois falta estimulo e investimento nesta área para crescer e satisfazer a grande demanda do povo por esta ferramenta indispensável no presente e para o futuro.

    ResponderExcluir
  2. OK Carol,

    Ainda existe em caminho a ser percorrido no aperfeiçoamento dos recursos e metodologias para o acompanhamento do crescimento da demanda na EAD, a melhoria contínua é necessária e contribui para o sucesso do sistema.

    Obrigado,

    Marco

    ResponderExcluir
  3. Ola Marco

    Só não se pode confundir flexibilidade com total liberdade, uma vez que também existem prazos a ser cumpridos e, neste caso, o aluno da EaD tem que cumprí-los, diferentemente do aluno do presencial que sempre pode "chorar" com o professor a entrega em atraso.

    ResponderExcluir
  4. Concordo Marco,

    O empenho do aluno EAD é primordial para a conclusão das tarefas e bom andamento dos cursos, não existem as alternativas dos "trabalhos em grupos" muito comuns no ensino presencial.

    Abraço,

    Marco

    ResponderExcluir
  5. Prof. Marco,
    A flexibilidade proporcionada pela EaD tem que vir acompanhada de um disciplina sistemática que passa desapercebida num primeiro momento.
    A administração do tempo é fundamental para o aprendizado na EaD e para isso a organização dos estudos e a execução das tarefas são muito mais difíceis dos que na educação presencial, pois ficam inteiramente nas mão dos alunos.
    Dessa forma a pretensa facilidade existente com a flexibilidade não ocorre na realidade.
    Abraço
    Matheus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela opinião Matheus,

      Concordo com seu pensamento, a flexibilidade precisa ser acompanhada pela disciplina, o tempo disponível pode variar conforme cada aluno mas todos devem administrar muito bem seu tempo para cumprir as tarefas.

      Abraço,

      Marco

      Excluir
  6. Olá Marco,

    primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo blog e os temas abordados.

    Concordo com a nossa colega Carol quando enfatiza além da flexibilidade a necessidade de investimentos em tecnologia, afinal a Educação a Distância necessita que a tecnologia caminhe na mesma velocidade para que possa atingir aos que enfrentam dificuldades diversas para conseguir uma formação.

    Um grande abraço

    Hamilton Gonzales

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vindo Hamilton!

      Realmente os investimentos em Tecnologias devem acompanhar o crescimento da EAD, isto provavelmente irá acontecer devido ao fato dela já ter mostrado que veio para ficar.






      Abraço,

      Marco

      Excluir
  7. Concordo com Matheus, a flexibilidade da EaD só será bem sucedida se vier associada ao comprometimento e responsabilidade com o desejo de saber e aprender do aluno.
    Um abraço.
    http://melitamw.comunidades.net/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela opinião Melita, visitei estes dias seu blog e está muito interessante.

      A disciplina do aluno é fundamental para seu progresso na EAD, aqueles que entram achando que é "mais fácil" acabam percebendo que a realidade é outra.

      Valeu,

      Marco

      Excluir